29 março 2011

ORIGEM DA REFLEXOLOGIA


      Agora que você já conhece alguns benefícios dessa ciência, deve estar interessado(a) em saber como tudo isso começou. Essa é uma questão indefinida, ao pesquisarmos encontramos explicações diversas; uns afirmam que é de origem chinesa, outros japonesa, indiana, egípcia, índios americanos, enfim, não há documentos comprobatórios para chegarmos a uma conclusão.
     Embora a teoria mais divulgada atualmente é que tenha originado na China há 5.000 anos, o documento mais antigo, encontrado em escavações no Egito, trata-se de um pictograma (figura acima) produzido por volta de 2500 a 2330 a.C. que foi encontrado na parede da tumba de um médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
     De qualquer forma, um ponto podemos perceber como unânime, a teoria de que as origens da reflexologia remontam à Antiguidade, talvez pelo fato das terapias de pressão serem reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.
     Essa terapia (de pressão) era bem conhecida e praticada nos países da Europa Central, até o século XIV. Conforme consta no livro REFLEXOLOGIA PODAL sua saúde através dos Pés, do professor Osni Tadeu Lourenço:

“Os médicos Adamus e A’tatis escreveram um livro sobre a Terapia por Zonas, que foi publicado em 1582. Em Leipzig, o Dr. Ball escreveu outro livro sobre o mesmo assunto, publicado pouco depois do primeiro. Em 1898, em Londres, Sir Henry Head demonstrou a existência daquilo que se tornaria conhecido como “zonas de hiperalgesia”. Na Rússia, Pavlov (1849-1936) desenvolveu a teoria dos reflexos condicionados, isto é: que existe uma relação simples e direta entre um estímulo e uma resposta. Os russos prosseguiram seu estudo sobre Reflexologia, tanto do ponto de vista fisiológico como psicológico. Eles utilizaram cientificamente técnicas da Reflexoterapia em pacientes com uma variedade de problemas e descobriram que a Reflexologia é um complemento eficaz da Medicina tradicional. Simultaneamente, os alemães também estavam pesquisando o tratamento de doenças por meio de massagens. No final da década de 1890 e no início da década de 1900, as técnicas desenvolvida na Alemanha tornaram-se conhecidas como “massagem reflexa”. Essa foi a primeira vez em que os benefícios dessas técnicas foram creditados a ações reflexas. Os europeus expandiram as pesquisas iniciadas, todavia o crédito por colocar a moderna Reflexologia no mapa pertence aos norte-americanos.”
     Feito esse breve histórico dessa ciência milenar, passamos a dedicar nosso estudo a partir do que chamamos Reflexologia moderna iniciada nos EUA por médicos dedicados, que desenvolveram uma especialidade de técnica e aplicação da terapia denominada TERAPIA POR ZONAS.
     Esse assunto, bastante interessante para auto aplicação,  será nosso conhecido no próximo post, aguarde.

Ieda - Reflexoterapeuta

4 comentários:

  1. Que coisa interessante essa gravura com os egípcios massageando os pés uns dos outros. Isso prova que o estímulo funciona, porque naquele tempo não existiam os remédios para os males da época, então a massagem dava o recado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lúcia, também penso assim; só que a medicina ocidental cresceu, seguindo outro caminho e as técnicas antigas foram esquecidas, porém, não abandonadas totalmente. Na atualidade podemos observar que muitas terapias naturais estão se afirmando e a Reflexologia é uma delas.

    abraço
    Ieda.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada por comentar.
      Admiro como chegou a esse post, visto o mesmo ser antigo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...