18 março 2011

VOCÊ CONHECE OS EFEITOS DAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS EM SEU CORPO?

    

     Essas glândulas são importantíssimas pois lançam hormônios diretamente na corrente sanguínea.

     Antes de iniciarmos esse artigo, convém lembrar o que são hormônios: essa palavra deriva de um termo grego que significa "excitar".   Eles atuam como verdadeiros mensageiros químicos na corrente sanguínea, controlando o ritmo no qual certos órgãos ou glândulas funcionam, portanto, são importantíssimos para a saúde de nosso corpo.

     As glândulas endócrinas (internas) produzem mais de cem tipos de hormônios. São responsáveis pelo nosso bem-estar; o estado de saúde delas faz com que sejamos mais ágeis ou mais lerdos, elas podem motivar-nos ou deprimir-nos. Enfim, influenciam não apenas na saúde, mas também na aparência, na felicidade e no estilo de vida, condicionando o nosso estado emocional.

     O Sistema Endócrino está ligado aos processos de tranformações do corpo, chamados de processos metabólicos. A sua atuação é vital para a saúde e equilíbrio. Ele interage com todos os outros sistemas do organismo. O principal deles é o Sistema Nervoso, através de um órgão localizado no cérebro chamado Hipotálamo que também secreta algúns hormônios importantes e tem iteração com a glândula Hipófise. Essa glândula é o centro de comando de todo o exército de glândulas endocrínicas, comumente chamada de glândula "rainha" ou glândula "mãe".
     A união desses dois determina o quanto nosso corpo estará bem disposto. Na Reflexologia estimulamos essas áreas (pontos) nos pés e mãos e com isso conseguimos modificar algúns quadros patológicos já instalados.

     Cada glândula tem função específica na produção de hormônios e todas são vitais. O mau funcionamento de qualquer uma delas acarreta desequilíbrio em nosso organismo.

     Através da Reflexologia, podemos identificar as áreas mapeadas no Sistema Endócrino que estão mais sensíveis, dolorosas e ao estimularmos, estamos fornecendo recursos para o reequilíbrio, ou seja para elas voltarem a funcionar liberando os hormônios necessários e na quantidade certa.

     A Reflexoterapia tem auxiliado diversas pessoas com disfunções nessas glândulas, beneficiando mulheres com ovários policísticos, miomas ou outras alterações, como irregularidade menstrual, distúrbios da Tireóide. Muito benéfica também no período da menopausa.

     Quero deixar um lembrete que todas essas situações carregam em si fatores emocionais em desajuste e a Reflexoterapia consegue não só ajustar e restabelecer o perfeito funcionamento desses órgãos como também equilibrar a pessoa na questão mais importante da sua vida: o estado emocional.

     Vamos cuidar de nossas glândulas e viver com mais prazer, alegria e felicidade.

Ieda
(11) 8112.6811

7 comentários:

  1. Oi Ieda, sempre aprendo com suas postagens pra lá de interessantes e didáticas.
    É bom saber que temos mais um motivo para fazer a reflexoterapia.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia, muito bom saber que você aprende, pois essa é a minha intenção.
    abraço carinhoso,
    Ieda

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Leda tudo bem ?Gostaria de saber se pesoas com diabets,grávisa,e com câncer podem fazer a reflexo sem risco?bjs...

    ResponderExcluir
  4. Leda desculpa digitei errado digo diabetes,grávida e pessoas com câncer.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leda, gostei muito do seu blog, e amei esse artigo. Estou começando a estudar reflexologia, e tenho muito interesse na ligação fisico-emocional do corpo. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá Leda, gostei muito do seu blog, e amei esse artigo. Estou começando a estudar reflexologia, e tenho muito interesse na ligação fisico-emocional do corpo. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
  7. Texto excelente e muito instrutivo, ajudou-me muito em meus estudos! Parabéns e que Deus te cubra de bençãos!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...