08 outubro 2013

Plexo Solar e a Reflexologia

Na fisiologia do corpo humano, plexo significa "agrupamento de nervos"; o Sistema Nervoso possui várias dessas concentrações, cada qual com sua funcionalidade, mas talvez a mais mencionada seja o plexo solar.

Conforme definição da Wikipedia, "o plexo solar, também conhecido como plexo celíaco, é um agrupamento autônomo de células nervosas no corpo humano, localizado atrás do estômago e abaixo do diafragma,  perto do tronco celíaco e na cavidade abdominal. Consiste em duas glândulas, chamadas glândulas celíacas e uma rede de nervos ligando-as".

A função principal desse plexo é o controle de inúmeras outras funções importantes de outros órgãos nessa área, como a secreção de adrenalina das glândulas supra-renais e as contrações musculares das paredes do intestino.

 Sendo assim, podemos compreender que seu papel em nosso organismo é de vital importância no funcionamento fisiológico, entretanto, há também que se entender a função no âmbito emocional. Basta lembrarmos que muitas vezes, diante de situações de stress e nervosismo, sentimos incômodos na região abdominal, principalmente no estômago.

Para o profissional de reflexologia, o reflexo do plexo solar é sem dúvida um ótimo identificador de stress grave no cliente. E a manifestação de dor nesse ponto também mostra que a condição física pode ser diretamente afetada pelo estado mental e espiritual.
                                 
A tensão, e sobretudo a ansiedade contínua, repercutem por todo o corpo, comprometendo o estado emocional por se manifestarem de várias maneiras, como por exemplo nervosismo, irritação e distúrbios digestivos. Isso porque as situações de pressão (nas relações familiares ou profissionais), bem como momentos desgastantes (trânsito, dificuldades financeiras, desentendimentos pessoais...) alteram a produção de adrenalina e outros hormônios, que interferem diretamente no plexo solar. E essa alteração de forma constante, leva a pessoa a um desequilíbrio físico e emocional.

Na Reflexologia, o tratamento dessa área gera uma sensação de bem-estar e tem efeito relaxante sobre o corpo, juntamente com outros pontos reflexos, de órgãos que são trabalhados associadamente nas sessões.

Sem dúvida esse é um dos principais pontos a ser trabalhado no tratamento, o que a meu ver, é o maior responsável por todo sucesso nos resultados que obtenho com meus clientes em consultório.

Lembrando que, com a vida agitada da atualidade, o que mais encontramos nas pessoas, principalmente as mais jovens, é um comprometimento total do Sistema Nervoso, devido a tensão constante no desempenho de suas funções profissionais.

Se você gostou de saber sobre isso, escreva abaixo, deixe seu comentário ou pergunta.
Ou então, se sente que está necessitando cuidar dessa área, lembre-se que um tratamento natural é mais eficaz e não tem os efeitos colaterais da medicação, que além de tudo não trata, apenas atenua.


Curando e Transformando Nossas Vidas

Ieda Perez



28 comentários:

  1. Excelente texto...ótimas informações!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lisa, grata pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado, espero que possa ser útil.
    Abraço
    Ieda Perez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tiro a dor no plexo solar? Me dói muito próximo ao estômago e diafragma, eu fiz exames e no estômago não tem nada, então deve ser o plexo solar, como tratar?..e o o ponto do plexo nos meus pés tbm doem. Como posso tratar?

      Excluir
  3. a quem devo procurar pra fazer um tratamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, deve ir em "contato" e escrever um e-mail.
      Grata

      Excluir
    2. Tenho artrite artrose bulsit tendinite síndrome do carpo fibrimialgia coluna tô um pouco depressiva e este plexo solar.... Pode me ajudar?

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Carlos, fico feliz que tenha sido útil.
      Grata pelo comentário

      Excluir
  5. Olá Ieda! O estímulo desse " plexo, visando o equilíbrio da energia vital, é feito através de massagens corporais? Pode me orientar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marty. Obrigada por sua pergunta.
      Ao reler o texto, verifiquei que não consta nada sobre local dos pontos reflexos. Devo confessar que houve uma falha, por isso agradeço sua colaboração, para melhor elucidar o assunto.
      A Reflexologia como ciência, estuda pontos reflexos nas extremidades de corpo, principalmente mãos e pés. Sendo assim, o estímulo apropriado deve ser nessa área, feito por profissional em Reflexologia. Considerando ainda que a Reflexologia Podal é mais indicada, por ser área maior que as mãos, os efeitos são conseguidos dessa forma.
      Grata
      Ieda Perez.
      .

      Excluir
  6. Interessante,texto bem explicadinho.Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Que massagem posso fazer nos pés para relaxar. Em que pontos específicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, o estímulo dos pontos só trará relaxamento completo se feito por profissional habilitado. No entanto, você pode se beneficiar dessa técnica, aplicando movimentos com suas mãos em todo o pé, com deslizamentos, torções e balanceamento das articulações, iniciando pelos dedos (um a um) e descendo até o tornozelo.

      Excluir
  8. Oi sinto que estou com estes sintomas , oque devo fazer ? Ass: Renata obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, o ideal é você procurar um profissional em Reflexoterapia mais próximo e iniciar um tratamento.
      abraço
      Ieda Perez

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem , fiquei feliz de saber o que estava mim emcomodar são essas dores no meu pé direito, mas alguém sabe mim informar o que eu tenho fazer mim acabar esse encomodo e dor no meu pé ? O fato que está escrito aí e o que está acontecendo comigo infelizmente, não sei mas o que fazer pra resolver isso

    ResponderExcluir
  11. parabens pela materia... gostei muito, tem alguma escola que vc recomenda pra eu me tornar um proficional em reflexologia podal...

    ResponderExcluir
  12. Olá Heliomar, obrigada por seu comentário. Quanto à sua pergunta, tem sim uma escola que recomendo. É o Instituto onde me formei em Reflexologia, em 2008. Instituto Osni de Reflexologia e Pesquisa.
    http://www.reflexologia.net.br/
    Ieda Perez

    ResponderExcluir
  13. meu amorzinho bom dia, estou com uma duvida danada eu disse pra meu fisioterapeuta que o equilíbrio do nosso corpo era o plexo solar e ele me respondeu que era o celebro que esse negocio de plexo solar foi criado sem muito fundamento me esclareça pelo amor de Deus se eu falei bobagem, me responda por gentileza, obrigada um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. A única coisa que posso responder para você é o seguinte:
      1-Você pode pedir para seu fisioterapeuta lhe explicar melhor a resposta dele. Caso ele não consiga, diga a ele que procure estudar o assunto, antes de dar opinião sem conhecimento algum.
      1- O Sistema Nervoso e não somente o cérebro é o principal responsável pelo equilíbrio da parte fisiológica apenas, sendo que o Plexo Solar além do fisiológico, acrescente o emocional.
      Espero ter esclarecido

      Excluir
  14. Ótimas informações! Gostaria de saber se na reflexologia tenho fora o alongamento e relaxamento da perna e pé tenho que começar pelo plexo solar? Essa forma séria a correta?

    ResponderExcluir
  15. Gratidão imensa, foi claramente informativo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ieda gostaria de saber todo sobre reflexologia NM podal pois estou massoterapia curso técnico

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da matéria.

    ResponderExcluir
  18. Interessante que estou sentido uma dor concentrada no pé esquerdo no ponto do plexo solar e o descrito no texto tem tudo a ver com o que tenha passado.

    ResponderExcluir
  19. obrigada pela ajuda foi mto bom saber essas informações

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho sentido no meu pé direito bem no plexo solar uma quentura parece q tá pegando fogo, ele vai esquentando.. Eu preciso fazer uma consulta então? Fui procurar sobre o assunto e achei o seu site.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...