Não é pretensão desse artigo, esclarecer ou dissertar sobre essa doença, visto que você pode encontrar na Internet um vasto conteúdo que irá fazer esse papel, de forma científica e ampla.
Meu propósito com esse “post” é mostrar a você que a Reflexologia pode ajudar as mulheres que apresentam o quadro. Em meus atendimentos, tive oportunidade de receber um caso em que a pessoa estava com indicação de cirurgia, pelo fato de, além de vários cistos, haver também um maior, que causava preocupação ao médico.
Quando ela iniciou o tratamento, nem pensávamos em resolver a questão; a busca pela Reflexologia, se deu por outra razão - uma antiga enxaqueca, que aliás, com tratamento médico associado à Reflexologia, também se resolveu. A cliente sempre teve cisto no ovário, mas pela primeira vez os médicos falaram em cirurgia. No decorrer do trabalho, a situação burocrática do convênio de saúde facilitou que ela precisasse adiar a data da cirurgia e com isso, tivemos um tempo a mais para trabalhar uma terapêutica específica para o caso dos cistos nos ovários.
Essa terapêutica está embasada no estudo fisiológico do corpo, tendo em vista o conhecimento de alguns aspectos. Primeiramente, sabemos que todas as células diferenciadas se reproduzem em ambientes mais ácidos no organismo. Conforme vemos nos vídeos abaixo, existem estudos de investigação científica com comprovação de que o bicarbonato de sódio (controlador da acidez), tem efetiva atuação nesses locais.
Em estudos recentes, com base na fisiologia do corpo humano, deduziu-se que o bicarbonato de sódio produzido pelo próprio corpo, nem sempre chega aos locais necessitados, o que compromete o fator acidez. Com esses estudos, foi possível ir mais além e buscar soluções para implementar uma terapêutica mais antiga, que já trazia benefícios, estimulando órgãos envolvidos nesse metabolismo.
Com base nessas informações, iniciei rapidamente a terapêutica. Passado um período, quando a cliente já tinha data marcada para novo exame de ultrasonografia e consulta, surgiu a surpresa.
O médico também ficou sem entender o que havia acontecido, pois os cistos estavam pequeninos. Ele aventou a hipótese de que eles se dissolveram, mas não sabe qual a razão para isso.
Continuei o trabalho e ela ficou livre da cirurgia. Em conseqüência disso também ganhou, de presente, a regularização do ciclo menstrual com o reequilíbrio hormonal. Outro aspecto bastante favorável nesse tratamento foi o fato de antes necessitar de uso do hormônio (anticoncepcional) e agora ser possível abolir essa droga sem as indesejáveis dores de cabeça recorrentes, sendo que para isso também contamos com ajustes emocionais.
Com esse relato, podemos observar que a Reflexologia tem função importantíssima no organismo; por isso, considero uma terapia complementar e não alternativa. Infelizmente muitas pessoas só procuram a técnica depois de terem tentado tantos tratamentos químicos que só pioraram a condição orgânica do corpo.
Convém ressaltar que essa técnica é valiosa, pois considera o organismo como um todo. Quadros como esse em questão são diversos, ou seja, acometem vários locais no corpo. A Reflexologia auxilia de forma natural, pois reguraliza todas as funções químicas, físicas e biológicas, não esquecendo também das emocionais, aliás, muito importantes em qualquer condição patológica de anormalidade.
Lembrando que a prevenção é sempre a melhor aliada da saúde, é bom saber que podemos nos beneficiar de tratamentos como a Reflexologia, que tanto tem auxiliado pessoas ao longo do tempo.
Se você tiver questionamentos, escreva; se tiver relatos também. Podemos auxiliar mais pessoas com problemas muitas vezes difíceis, em tratamentos sofridos e intermináveis.
Ieda Perez
Nenhum comentário:
Postar um comentário