19 outubro 2011

Terapia Craniossacral

    
      Hoje quero falar de uma técnica que infelizmente ainda é pouco conhecida, mas que tem um valor inexplicável.
     Para aqueles que nunca ouviram falar, deixo a sugestão para que leiam, se informem e quem sabe possam se interessar em buscar mais essa modalidade de tratamento, pois é uma terapia natural, super agradável e altamente eficiente para tantos males, levando a pessoa a um relaxamento físico, mental e espiritual.
     Transcrevo o texto abaixo (com o devido crédito), pois ele traduz em que se baseia esse trabalho, de uma forma teórica; porém acredito que só quem recebe esse tratamento, pode explicar quais benefícios ele proporciona.
      Recebi de uma colega Terapeuta Craniossacral, via e-mail, estou repassando e caso  se interesse em conhecer, segue abaixo fone para contato e possível agendamento. Posso garantir que você irá gostar, pois se trata de uma profissional altamente competente, que ama o trabalho que desenvolve e isso reflete no atendimento especial que oferece.

Terapia de Integração Craniossacral - Um Caminho para a Autocura
Por Aziza Lurica Noguchi

A Terapia Integração Craniossacral é uma modalidade de terapia manual holística que resgata a capacidade natural de autocura do corpo, promovendo um profundo relaxamento, vitalidade e sensação de bem-estar em todos os níveis.
Nesta terapia complementar e integrativa são utilizados toques leves e não invasivos que procuram equilibrar a flutuação e circulação do liquor no sistema craniossacral, regulando dessa forma, o sistema nervoso central e autônomo e melhorando os processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.
Sobre as muitas variações atualmente existentes sobre o trabalho craniossacral, o osteopata Milne no seu livro The Heart of Listening: a visionary approach to craniosacral work  explica:
“O que agora é popularmente conhecido como trabalho craniossacral, como qualquer arte, pode ser praticado de muitas maneiras diferentes. Alguns osteopatas praticam a osteopatia craniana como uma técnica que focaliza no tratamento dos sintomas em sessões de 10 a 20 minutos. Muitos quiropráticos praticam a biocranial com grande aptidão mecânica e tátil em visitas igualmente breves. Tanto os  quiropráticos quanto os osteopatas tendem a basear seu trabalho nos modelos mecânicos apreendidos de movimento de osso. Terapeutas corporais talentosos usam o trabalho craniossacral como um auxiliar em suas sessões com duração de uma hora...os massagistas podem empregar algumas técnicas craniossacrais no final de cada sessão...”
A Osteopatia foi fundada em 1874 por Andrew Taylor Still que enfatizava os seguintes princípios:
1. O ser humano é uma unidade dinâmica de funcionamento; 2. O corpo possui mecanismos de auto-regulação que são autocuradores; 3. Estrutura e função são interrelacionados..
Os conceitos de Still iam além da ciência conhecida e do pensamento racional por considerar a totalidade do ser humano como corpo, mente e espírito, o papel da força vital na criação e sua ênfase na Saúde inerente: “Encontre a Saúde, pois qualquer um pode encontrar a doença” (1892).
Outras modalidades de Terapia Craniossacral surgiram baseadas no conceito biodinâmico de Jealous e do Sopro da Vida: a chamada Terapia Craniossacral Biodinâmica e a Terapia de Integração Craniossacral® (TICS).
A TICS surgiu da fusão de diferentes abordagens e protocolos de terapias baseadas na Respiração Primária, situando a relação paciente-terapeuta em uma atmosfera amorosa de aceitação e quietude.
Na visão holística da Integração Craniossacral, consideramos que cada parte do corpo está conectada com a totalidade do ser e funciona em relação com todas as outras partes. O corpo faz parte de um continuum: mente, corpo e espírito. Somos seres complexos formados de traços individuais e experiências únicas, interagindo constantemente com a vida. O corpo registra as experiências, pensamentos e sentimentos e responde de acordo com as situações, originando um padrão de comportamento que é a expressão da totalidade do ser. A terapia leva em consideração a tentativa do corpo em lidar com a doença da melhor maneira possível e trabalha a favor da saúde, melhorando os mecanismos naturais de auto cura.
O Sopro da Vida ativa as forças de cura inerentes no paciente e permite a sensação do estado NEUTRO , onde ocorre uma homogeneizaçao de tecidos, fluidos e potencia e o corpo todo se comporta como se fosse uma unidade singular de substancia viva.
O terapeuta em quietude pode perceber com seu toque uma experimentação do verdadeiro sentido da palavra “holismo”.
O trabalho craniossacral e as implicações no tratamento das doenças
Nos Estados Unidos e na Europa, a terapia craniossacral e suas vertentes , é a terapia alternativa que mais vem crescendo, graças aos resultados clínicos satisfatórios no tratamento e prevenção de bebês, crianças, adultos e idosos, não apresentando contra indicações, desde que praticadas por profissionais devidamente treinados.
No Brasil, as terapias complementares e integrativas vem sendo aplicadas no CRHD do IPQ do HC da FMUSP sob a direção do Dr. Renato Del Sant, vice-direção do Elko Perissinottii e coordenação de Osvaldo Takeda em uma iniciativa pioneira .
A Terapia de Integração Craniossacral® integra essa grade de atividades semanais como uma terapia holística e não invasiva, seguindo a orientação de James Jealous sobre o uso da potência terapêutica da Quietude Dinâmica, onde os pacientes entram em profundo relaxamento e relatam bem estar.
Atuação profissional dos terapeutas
A Terapia Integração Craniossacral® não faz parte de nenhum ramo da Fisioterapia ou Terapia Ocupacional. 
No Brasil, a TICS ainda não está classificada nos códigos de Classificação Brasileira de Ocupação, podendo assim, ser praticada por qualquer pessoa que tenha formação e pratica nos cursos livres oferecidos pelo Instituto de Quietude Dinamica, através de certificado concedido pelo Instituto.
A profissão de Terapeuta Complementar ou Holístico é reconhecida pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), na Lei nº 13.717/2004 - SMSSP, sobre a utilização desses serviços na área de saúde e pela Portaria 971/2006/MS que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde - SUS, estando incluída a Terapia Integração Craniossacral® neste setor, e no qual ainda está pendente de criação de códigos para registro dessa prática.
     Tenho abordado com frequência nesse blog a relação existente entre pensamentos, comportamentos e doenças. Acredito que associando Reflexologia à Terapia Craniossacral, o corpo encontra os caminhos para a autocura, pois através dessas técnicas, ele recebe estímulos para acionar mecanismos que se encontram bloqueados e dessa forma promover a condição normal de saúde perfeita.

Terapeuta Craniossacral:

Ester Weinmann 
(19) 3876 3529   (19) 8189 3529
Vinhedo - SP

     Caso haja interesse, porém sem  possibilidade de se consultar nessa cidade, entre em contato comigo, que poderei buscar outro profissional, mais próximo, para que você não deixe de usufruir esse trabalho maravilhoso.

Ieda Perez
Reflexoterapeuta
ipb@ig.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...