08 outubro 2012

Autoconhecimento e Relacionamentos


Tenho observado em consultório que ainda muitas pessoas nem imaginam o que seja autoconhecimento, no entanto, quero afirmar que todos nós precisamos fazer um trabalho constante de autodescobrimento e para isso necessitamos da relação com o outro ou outros, pois somente assim nossa personalidade se revela.

Ocorre que quando iniciamos esse trabalho é normal ficarmos confusos no início, pois nossas crenças começam ser desmistificadas e enquanto não absorvemos o novo, nos tornamos pessoas difíceis para os outros e para nós mesmos.

Por outro lado, quando também temos pessoas de nosso convívio, as quais tem comportamentos difíceis tendemos a querer modificá-las para que fiquem "boas" para nos sentirmos bem. Por essa razão, todos devemos fazer terapia, para nos conhecermos melhor e saber o que esperarmos do outro, o que podemos obter e o que não vamos nunca ter. Afinal, o outro só irá mudar se ele estiver disposto e no tempo dele.

Aprendermos a conviver com a Luz e a Sombra do outro; as duas coisas são bastante difíceis porque esperamos que ele esteja sempre tal qual idealizamos e dificilmente aceitamos que possa ser diferente dessa idealização.

Sem autoconhecimento, todo comportamento alheio, que foge aos nossos princípios e valores, representa uma afronta ao nosso bem-estar. Isso porque preferimos acreditar que ele, o bem-estar, só vai ocorrer, quando o outro atender esses princípios e agir conforme nossa visão e nosso "ideal de viver".

A partir do momento que deixamos de esperar que nossa paz e harmonia venha das relações e passamos a absorver melhor nosso trabalho de autoconhecimento, nos tornamos pessoas mais autônomas e com mais alteridade.


Veja alguns benefícios que obtemos com esse trabalho pessoal:
  • passamos a resolver nossas próprias neuroses e conflitos internos e não projetamos mais estas perturbações nos outros. Portanto, nos tornamos uma pessoa de fácil convivência, sem ser peso ou inconveniente para ninguém.
  • aprendemos a planejar e criar objetivos; sem preocupações com o passado ou o futuro. Mantendo a atenção focada no presente, aquietando a mente sempre que desejar.
  • desenvolvemos nossa autoestima, aprendendo a valorizar aquilo que carregamos do lado de dentro. Reconhecemos quem verdadeiramente somos e permanecemos tranquilos, independente das opiniões ou julgamentos alheios.
Existem outras vantagens da pessoa que consegue o Autoconhecimento. Porém, convém lembrar que há necessidade de uma busca constante, que esse é um trabalho para a vida toda. 

Se você tem interesse, deixo aqui uma dica valiosa, existe uma Escola Online que participo, a UNIDARMA, onde podemos obter muita informação valiosa, que nos auxilia. São vários cursos, para todas as necessidades e interesses. Acesse e veja, todos os cursos tem como função primordial o autoconhecimento:  (clique aqui)

Transformando nossas vidas

Ieda Perez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...