19 maio 2014

Como é a atuação da Reflexologia?


     Hoje quero falar sobre os maravilhosos efeitos da reflexologia em nosso corpo, ou melhor, em nossa saúde (física, mental e emocional). O principal deles é que obtemos recursos propiciadores de uma vida mais dinâmica, com recarga de energia física constante, preservação do vigor físico e mental, traduzindo em maior plenitude, saúde vibrante, sem dores e muito bem-estar. Quer saber como isso acontece?

    É muito simples, tudo começa com a célula. Cada célula de nosso corpo tem uma função própria e específica. E para que ela funcione perfeitamente são considerados os seguintes fatores:
- boa alimentação e boa digestão
- boa respiração
- boa distribuição de nutrientes e da troca de gases. Quem cuida disso é o Sistema Circulatório.
- boa comunicação da célula com o centro de controle do corpo (Sistema Nervoso)
- boa manutenção da célula, retirada das toxinas acumuladas no espaço entre as células e quem cuida disso é o Sistema  Linfático
- boa defesa do corpo contra agressões externas feita pelo Sistema Imunológico.
     Sabendo que cada célula tem sua função importante e considerando que ela depende de vários fatores para um bom funcionamento, subentende-se que à medida que qualquer um desses fatores não esteja funcionando bem, haverá interferência na saúde da célula, ocasionando tecidos e órgãos doentes.

     Muito bem, onde entra a Reflexologia? Exatamente na correção e ajuste desses fatores, por exemplo: quando um órgão adoece, quer por alimentos, stress ou outro fator, descargas elétricas fortes descem através de canais (eferentes) pela coluna vertebral via medula, seguem pelos nervos (raquidianos) nas pernas até as terminações nervosas (nos pés) e criam um campo eletro-magnético que gera uma concentração de sangue nas terminações que correspondem ao órgão em referência. Essa concentração impede que o sangue retorne aos vasos sanguíneos e com isso a comunicação nervosa entre cérebro e órgão fica prejudicada.

     Ao ser estimulada a região das terminações nervosas, essas concentrações sanguíneas são dissolvidas e a comunicação nervosa é restaurada, dessa forma o cérebro recebe ordens através de canais (aferentes) para enviar correção e defesa para aquele órgão, além de restabelecer a circulação e favorecer a limpeza de toxinas entre as células. Com isso o organismo fica desintoxicado, com melhor fluxo sanguíneo e maior poder de absorção dos nutrientes propiciando o reequilíbrio da saúde física e emocional.
                            
     Esse conceito está fundamentado nas teorias do prof. Osni Tadeu Lourenço, que se baseiam no estudo fisiológico. Juntamente com o prof. Erik Motta Pereira, encontrou a explicação da comunicação reflexa passando pela medula espinhal e a falta dessa comunicação gerando impedimento para a energia chegar até a célula.

      Conforme seu livro "REFLEXOLOGIA PODAL - SUA SAÚDE ATRAVÉS DOS PÉS", o prof. Osni revela que "bolsas de sangue formam o bloqueio no órgão reflexo. Através de estímulos manuais nessas "bolsas", reativa-se a comunicação nervosa ora obstruída e contribui-se para espalhá-las e fazê-las desaparecer totalmente".

     Você gostou de saber sobre isso? Então deixe seu comentário ou se tiver ainda alguma dúvida, ligue-me.

Ieda Perez

Espaço Vida Em Equilíbrio

(11)  3479.6811
(11)  9- 8112.6811

Um comentário:

  1. Gostei.Texto instrutivo.Esclareceu minha dúvida.

    Hélio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...