29 fevereiro 2012

Pergunte ao médico

     A partir desse artigo estarei postando algumas perguntas que você gostaria de fazer a seu médico. São dúvidas  que temos sobre situações de nosso cotidiano, muito comuns nas pessoas que fazem Reflexologia e são interessadas em novos conhecimentos; situações que geralmente podem ou não afetar nossa saúde. Algumas apenas são incômodas, outras são curiosidades que talvez seja interessante você saber.

     Estalar os Dedos Engrossa as Articulações? 
     Conforme informações obtidas na Internet, através de sites de fisioterapia e ortopedia, ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo barulho do estalo. O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos. Afirma o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima, que "provocar o estalo no dedo não faz mal algum". Já outros profissionais alegam riscos nesse hábito, com consequências como engrossamento, dor e até perda da flexibilidade dos dedos. Portanto, nesse caso penso que se você tem esse costume, saiba que há controvérsias.


Porquê a gente Soluça?

 Na altura do pulmão temos um músculo chamado Diafragma, que é o responsável pela nossa respiração. O soluço é a contração involuntária desse músculo e geralmente é causado por uma irritação de uma nervo, chamado frênico, responsável por ativar o diafragma, devido a um aumento de volume do estômago. E se você já ouviu dizer que um susto pode curar o'soluçante', saiba que não é lenda, pois esse ato libera adrenalina e ativa esse mesmo nervo frênico. Há também uma outra medida, que é beber água gelada, pois irá provocar o mesmo efeito.


Porquê tenho tanta cãibra?

Segundo o neurologista Acary Oliveira, da Unifesp, 95% da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. "Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa". Para resolver, basta contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os praticantes de esporte. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, puxando a ponta do pé para cima, em direção a canela. Nos dedos das mãos ou pés, a mesma coisa, puxe-os para cima, no sentido contrário.




Cuidando da saúde
Ieda Perez 
Reflexoterapeuta


Aproveite que está conectado e divulgue em suas redes, clicando nos botões abaixo





22 fevereiro 2012

Coluna Vertebral


     A Coluna Vertebral estende-se desde o crânio até a pelve. É composta por tecido conjuntivo e ossos, chamados vértebras num total de 24. É ela quem dá estrutura e sustentação, é o suporte do corpo humano. Tem também a função de proteger a medula espinhal, um feixe de nervos que conecta o cérebro ao resto do corpo. Com essa definição básica já  podemos perceber a importância desse órgão para nossa vida. Se a coluna vertebral não estiver bem estruturada, não poderemos nos mover, ficar de pé e  em consequência disso, o que muitos desconhecem, é que não teremos nossos outros órgãos funcionando em ordem também.

       Geralmente quando alguém me procura para recorrer à Reflexologia na esperança de resolver seu problema na coluna, já esteve se tratando com Ortopedista e não encontrou a solução. É claro que a Medicina é sempre o primeiro caminho que buscamos para tratar as doenças e juntamente com a Fisioterapia, ambas podem auxiliar muito nas diversas situações que envolvem essa área. No entanto, em se tratando de Coluna Vertebral, existem casos que necessitam também de outros tratamentos e nem sempre as pessoas são orientadas de forma a buscarem as modalidades terapêuticas que podem ser utilizadas em conjunto com medicação e exames. Infelizmente ainda não encontramos regularmente como deveria, hospitais ou clínicas que estão dispostos a fazerem um tratamento multidisciplinar e orientarem os pacientes para todos os recursos existentes, quando necessários. Por essa razão, muitos sofrem por anos seguidos, sendo que poderiam ter um resultado rápido com as terapias naturais.

        A Reflexologia apresenta um trabalho bastante eficaz, visto que são tratados tanto a Coluna Vertebral quanto os órgãos afetados na inter relação que existe, através dos nervos via Medula Espinhal. Quando uma parte da coluna está com algum distúrbio poderá afetar o órgão relacionado e o contrário também pode ocorrer. Dessa forma, a Reflexologia tem condições de além de avaliar o quadro, fazer o equilíbrio porque trabalha nos dois sentidos conjuntamente. 

     Já são bem conhecidos os recursos da Medicina Tradicional Chinesa e muitas pessoas tem sido beneficiadas através da Acupuntura, Shiatsu, Aurículoterapia, Moxaterapia e Reflexologia da cabeça, mãos e abdome; técnicas valiosas na correção de distúrbios e desequilíbrios energéticos. 

     Não tão conhecida, a Quiropraxia é uma técnica que apresenta ótima eficácia em diversas situações, para correção de desvios ou até mesmo casos mais complexos por lidar com diagnósticos, tratamentos e a prevenção dessas desordens do sistema neuro-músculo-esquelético. Atuando simplesmente com recursos manuais de manipulação articular, com enfoque principal nas subluxações. 

    Outro recurso excelente é a Terapia CranioSacral que é uma técnica manual suave, atua nos sistema craniossacral, constituído pelas membranas e fluido cérebro-espinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.

     
Reflexologia:
Ieda Perez: fones: 3479.6811  e  9-8112.6811  - 
Vila Madalena e Vila Pompéia - SP

Acupuntura:
Paula Akemi Mekaru: fones: 4231-3923  e  9428-5574  -  São Caetano do Sul - SP

Ivanilde Barbosa
CONSULTÓRIO MÉDICO CLÍNICA HOLÍSTICA
R. Vergueiro, 3153 - sala 73 - Vila Mariana - SP 
próximo à estação do Metrô
fones: 2495-8456  e  8108 3491 e 6996 1927
Facebook Fanpage

Terapia Cranio Sacral:
Alice Midori Tanabe
R. Dr. Bacelar, 173 cj 73 - Vl. Mariana - SP
fone: 6474.4937
Também atende Reflexologia

Ester Weinmann 
(19) 3876 3529   (19) 8189 3529
Vinhedo - SP

Agora que passei toda essa informação, quero saber sua opinião. Ficarei feliz em saber se gostou desse artigo. 

Ou ainda, se tem alguma dúvida que gostaria de ser respondida.


Cuidando da saúde
Ieda Perez 
Reflexoterapeuta



06 fevereiro 2012

Como tratar a INSÔNIA

     No artigo anterior a esse, coloquei a questão da insônia na visão Psicossomática. Agora apresento o problema sendo analisado sob a ótica da Medicina Chinesa. Para quem não sabe, essa Medicina tem variantes com relação à Medicina Ocidental no que se refere à forma de analisar os sintomas. Estudando muito mais os desequilíbrios orgânicos de forma geral e tratando os mesmos com técnicas naturais e não químicas, como é praxe da nossa medicina ocidental.

     Nessa teoria, o terapeuta avalia de acordo com os sintomas específicos, a saber: se a pessoa não consegue dormir ao deitar-se, o problema está no coração. Quando há um sono rápido, porém sem um relaxamento profundo, há a suspeita de desequilíbrio no baço e pâncreas. Já se a queixa está no fato de dormir fácil, sono profundo, porém um despertar no meio da noite totalmente sem sono, nesse caso deve ser investigado problemas nos rins.

    A Reflexologia não tem comprovações exatas de sua origem, alguns artigos referem-na como sendo uma ciência milenar chinesa, outros aludem a civilizações mais antigas, como registrado no artigo desse blog    
Origem da Reflexologia.  O importante a saber é que trata-se de uma ciência valiosa, que oferece recursos naturais  para o restabelecimento do equilíbrio orgânico. 

     Sendo a Reflexologia uma terapêutica que corrige as disfunções de todo o organismo, também atua na insônia de forma a trazer resultados satisfatórios. O Reflexoterapeuta efetua uma avaliação criteriosa, com base em: informação da pessoa sobre queixa principal, estudos profundos de anatomia e fisiologia  e investigação física nos pontos e áreas dos pés; com isso detecta os órgãos afetados, sendo possível o tratamento, através dos estímulos a esses órgãos e dessa forma, promovendo a harmonia e consequente bem estar, devolvendo a condição natural do organismo que podemos considerar como recuperação total do desequilíbrio.

     Todas as técnicas naturais como Reflexologia, Shiatsu, Do-in, Reiki, Homeopatia e outras são muito recomendadas para os cuidados do organismo, sem afetar, ou melhor, sem prepudicar outros órgãos com os efeitos colaterais dos conhecidos medicamentos, principalmente a depêndencia química que é gerada.


Recuperando nossa saúde

Ieda Perez

Reflexoterapeuta


Aproveite que está conectado e divulgue em suas redes, clicando nos botões abaixo:



03 fevereiro 2012

O Corpo Fala - última parte

     Complementando os artigos anteriores e já finalizando o estudo com base no livro "A Doença como Caminho" - transcrevo os itens abaixo, com o questionamento ideal para cada sintoma/doença:


Os males da Bexiga

Doenças na bexiga sugerem as seguintes perguntas:
1 - A quais âmbitos me apego, embora ultrapassados, e só à espera de serem eliminados?
2 - Em que ponto me coloco sob pressão e a projeto para os outros (exames, o chefe)?
3 - Que assuntos gastos devo abandonar?
4 - Por que choro?


Doenças Cardíacas

No caso de perturbações e doenças cardíacas devemos fazer as  seguintes perguntas:
1 - Há equilíbrio entre meu coração e minha cabeça, entre a compreensão e o sentimento? Eles estão em harmonia?
2 - Dou espaço suficiente para meus próprios sentimentos, me atrevo a demonstrá-los?
3 - Vivo e amo de todo coração ou apenas participo, sem grande entusiasmo?
4 - Minha vida transcorre num ritmo animado ou a forço a dotar um ritmo rígido?
5 - Ainda há combustível e explosivos suficientes em minha vida?
6 - Tenho escutado a voz de meu coração?


Distúrbios do Sono

A insônia deve servir de motivo para se fazer as seguintes perguntas:
1 - Até que ponto dependo do poder, do controle, do intelecto e da observação?
2 - Acaso posso me desapegar?
3 - Como desenvolvo minha capacidade de entrega e minha sensação de uma confiança básica?
4 - Acaso me preocupo com o lado sombrio da minha alma?
5 - Quão grande é o meu medo da morte? Já me reconciliei o suficiente com ela?


Uma necessidade exagerada de dormir suscita as seguintes questões:

1 - Ando fugindo da atividade, da responsabilidade, da conscientização?
2 - Vivo num mundo quimérico e tenho medo de acordar para a realidade da vida?


     Esse assunto não encerra as explicações para todas as doenças; entendo que devemos observar e estudar diversos fatores para encontrarmos respostas mais condizentes com cada situação. Acredito que o assunto Psicossomática é extremamente amplo, versando aspectos emocionais, mentais e espirituais. No entanto, para que possamos iniciar nossa compreensão, entendo que essas "tabelas" apresentadas pelos diversos autores são um início no caminho de nossa busca mais profunda pelas razões que originaram as doenças.

     Espero que esses poucos artigos, na visão de apenas um autor, possam ter sido úteis a alguns leitores. Minha sugestão é que continuemos nosso estudo particular, que não aceitemos as doenças simplesmente como algo inesperado e inevitável. E que dessa forma possamos encontrar nas razões, algo que nem imaginávamos, pertencente à nossa personalidade, que precisamos reformar. Isso é um trabalho de autoconhecimento importante, que muito poderá contribuir para nosso desenvolvimento e crescimento pessoal.


Transformando nossas vidas


Ieda Perez



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...