22 fevereiro 2012

Coluna Vertebral


     A Coluna Vertebral estende-se desde o crânio até a pelve. É composta por tecido conjuntivo e ossos, chamados vértebras num total de 24. É ela quem dá estrutura e sustentação, é o suporte do corpo humano. Tem também a função de proteger a medula espinhal, um feixe de nervos que conecta o cérebro ao resto do corpo. Com essa definição básica já  podemos perceber a importância desse órgão para nossa vida. Se a coluna vertebral não estiver bem estruturada, não poderemos nos mover, ficar de pé e  em consequência disso, o que muitos desconhecem, é que não teremos nossos outros órgãos funcionando em ordem também.

       Geralmente quando alguém me procura para recorrer à Reflexologia na esperança de resolver seu problema na coluna, já esteve se tratando com Ortopedista e não encontrou a solução. É claro que a Medicina é sempre o primeiro caminho que buscamos para tratar as doenças e juntamente com a Fisioterapia, ambas podem auxiliar muito nas diversas situações que envolvem essa área. No entanto, em se tratando de Coluna Vertebral, existem casos que necessitam também de outros tratamentos e nem sempre as pessoas são orientadas de forma a buscarem as modalidades terapêuticas que podem ser utilizadas em conjunto com medicação e exames. Infelizmente ainda não encontramos regularmente como deveria, hospitais ou clínicas que estão dispostos a fazerem um tratamento multidisciplinar e orientarem os pacientes para todos os recursos existentes, quando necessários. Por essa razão, muitos sofrem por anos seguidos, sendo que poderiam ter um resultado rápido com as terapias naturais.

        A Reflexologia apresenta um trabalho bastante eficaz, visto que são tratados tanto a Coluna Vertebral quanto os órgãos afetados na inter relação que existe, através dos nervos via Medula Espinhal. Quando uma parte da coluna está com algum distúrbio poderá afetar o órgão relacionado e o contrário também pode ocorrer. Dessa forma, a Reflexologia tem condições de além de avaliar o quadro, fazer o equilíbrio porque trabalha nos dois sentidos conjuntamente. 

     Já são bem conhecidos os recursos da Medicina Tradicional Chinesa e muitas pessoas tem sido beneficiadas através da Acupuntura, Shiatsu, Aurículoterapia, Moxaterapia e Reflexologia da cabeça, mãos e abdome; técnicas valiosas na correção de distúrbios e desequilíbrios energéticos. 

     Não tão conhecida, a Quiropraxia é uma técnica que apresenta ótima eficácia em diversas situações, para correção de desvios ou até mesmo casos mais complexos por lidar com diagnósticos, tratamentos e a prevenção dessas desordens do sistema neuro-músculo-esquelético. Atuando simplesmente com recursos manuais de manipulação articular, com enfoque principal nas subluxações. 

    Outro recurso excelente é a Terapia CranioSacral que é uma técnica manual suave, atua nos sistema craniossacral, constituído pelas membranas e fluido cérebro-espinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.

     
Reflexologia:
Ieda Perez: fones: 3479.6811  e  9-8112.6811  - 
Vila Madalena e Vila Pompéia - SP

Acupuntura:
Paula Akemi Mekaru: fones: 4231-3923  e  9428-5574  -  São Caetano do Sul - SP

Ivanilde Barbosa
CONSULTÓRIO MÉDICO CLÍNICA HOLÍSTICA
R. Vergueiro, 3153 - sala 73 - Vila Mariana - SP 
próximo à estação do Metrô
fones: 2495-8456  e  8108 3491 e 6996 1927
Facebook Fanpage

Terapia Cranio Sacral:
Alice Midori Tanabe
R. Dr. Bacelar, 173 cj 73 - Vl. Mariana - SP
fone: 6474.4937
Também atende Reflexologia

Ester Weinmann 
(19) 3876 3529   (19) 8189 3529
Vinhedo - SP

Agora que passei toda essa informação, quero saber sua opinião. Ficarei feliz em saber se gostou desse artigo. 

Ou ainda, se tem alguma dúvida que gostaria de ser respondida.


Cuidando da saúde
Ieda Perez 
Reflexoterapeuta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...